Notícias
02/07/2014
CNM destaca a importância do envio de dados ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento
Criado em 1996, o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) é a principal fonte de informações do setor e agora se constitui como critério de habilitação para acesso aos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Assim, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância das prefeituras e prestadores de serviços enviarem até a próxima sexta-feira, 4 de julho, os dados sobre os serviços de Resíduos Sólidos e Água e Esgotos, ano base 2013.
Os dados repassados ao SNIS possibilitam a identificação de tendências em relação a custos, receitas, padrões, elaboração de estratégias de intervenção, dentre outros. Além disso, os dados permitem fornecer indicadores em perspectiva histórica que esclarecem a realidade da prestação dos serviços de saneamento à sociedade.
Sistema online
A coleta de dados do SNIS é um sistema online e não é mais preciso fazer o download do programa. O sistema abriga dados de água e esgotos e de Resíduos Sólidos municipais e tem o objetivo de elaborar anualmente o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos e o Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos.
O SNIS dispõe, ainda, de um aplicativo com o acervo histórico com dados desde 2002 para realização de consultas interativas sobre as informações e os indicadores publicados.
Para facilitar, as prefeituras que nunca enviaram dados, podem acessar o passo a passo aqui