Notícias
19/10/2006
CNM articula parceria com o Banco Mundial
Raquel Montalvão
Agência CNM
Representantes da Confederação Nacional de Município (CNM) e do Banco Mundial (BM) se reuniram na manhã desta quinta-feira, 19, para definir objetivos comuns focados nos municípios. Os membros das entidades irão elaborar um projeto a ser discutido conjuntamente em outra reunião marcada para a próxima semana.
A responsável de meio ambiente no Brasil do Banco Mundial, Cary Anne Cadman, expôs o interesse da instituição na parceria e citou como essa cooperação vai contribuir para a descentralização e capacitação ambiental dos municípios brasileiros em curto, médio e longo prazo. Segundo ela, a parceria direta com a CNM irá fortalecer a gestão ambiental, facilitar o acesso das diferentes realidades regionais aos projetos desenvolvidos e contribuir para a capacitação institucional necessária às administrações municipais. “Dentro de três pilares, vamos desenvolver uma atividade especifica que leve conteúdo aos municípios. Um produto de uso comum utilizado pelas duas entidades”, sugere.
O diretor governamental, Enrique Asturizaga, propôs que a execução do projeto atenda os municípios em três aspectos: planejamento estratégico para descentralização da área, fiscalização financeira e elaboração de projetos na realidade municipal. “Podemos iniciar a pareceria em um município do estado da Amazônia”, recomenda o diretor.
O coordenador de meio ambiente e advogado da CNM, Rodrigo Dias, entregou durante a reunião uma cópia do Programa de Gestão Ambiental desenvolvido pela Confederação, que busca auxiliar aos municípios na estruturação do sistema local de meio ambiente.