Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM apresenta projeto Localizando os ODS em oficina sobre Direito à Saúde e às Cidades

Notícias

12/06/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM apresenta projeto Localizando os ODS em oficina sobre Direito à Saúde e às Cidades

12062017 odsA Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentou na sexta-feira, 9 de junho, o projeto Localizando os ODS durante a oficina de trabalho Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável. Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o evento contou com a participação de representantes de diversos segmentos nacionais e internacionais.

O projeto é promovido pela CNM em parceria com a Articulação de Redes Territoriais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART Pnud). A entidade debateu os desafios de municipalização da Agenda 2030 no Brasil, em especial em pequenos e médios Munícipios.

Além disso, a Confederação ressaltou a necessidade de integração dos diversos organismos nacionais e internacionais em buscar sinergias entre os ODS para a implementação da Agenda 2030 de forma integrada e não setorializada.

Na oportunidade, a CNM frisou que a oficina é uma oportunidade de integrar as agendas que tratam da temática de promoção à saúde com a agenda urbana, em especial as agendas vinculadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11. Esse objetivo tem como meta tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, conectados aos princípios da Agenda 2030.

Sobre a oficina
O evento teve por objetivo buscar sinergias e contribuições de distintos espaços de participação social em diferentes políticas públicas brasileiras, integrando as ações do ODS 3 – cuja meta é assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos – com as agendas dos Plano Diretores, dos Planos Metropolitanos, dos Planos Plurianuais e de Saúde, em processo de pactuação até o final de 2017. A proposta é criar possibilidades de sinergia entre estes instrumentos com enfoque estratégico da promoção à saúde nas cidades brasileiras.

Entre os participantes, estiveram presentes representantes de organismos como o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) Brasil, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) Brasil, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) Brasil, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO) e Agenda Pública.


Notícias relacionadas