Notícias
28/06/2022
CNM apresenta panorama de obras paralisadas em Municípios durante Fórum Nacional das Transferências da União
Na programação do período da tarde do VII Fórum Nacional das Transferências da União, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) fez uma apresentação completa para tratar da problemática de obras paralisadas em Municípios brasileiros. A entidade foi representada pela consultora Marli Burato e a analista técnica em transferências voluntárias, Alessandra Ferreira.
Na oportunidade, a CNM ofereceu aos participantes um panorama de 2012 a 2021, sobre as obras paradas. O estudo completo está disponível na Biblioteca da CNM. A analista técnica Alessandra Ferreira comentou dados da pesquisa. "Cerca de 78% dos Municípios de pequeno porte contam com obras paradas. O problema é que a maior parte dos recursos são empregados nos grandes Municípios. Normalmente é nos Municípios de grande porte que estão as obras mais caras. Há uma grande dificuldade no acesso aos recursos solicitados".
Diversas dúvidas de gestores das áreas de saúde, educação e habitação foram respondidas durante a apresentação. "A CNM busca oferecer meios para vocês diminuírem esse problema com obras paralisadas. O Município precisa ter atenção ao usar o recurso, buscar a gestão, de forma geral", encerrou a participação.
A consultora Marli Burato destacou o trabalho conduzido pela CNM e lembrou a importância da união dos Municípios para os assuntos que são comuns. "Padronização para repasse de informações e conceitos para facilitar o trabalho dos gestores, é isso que precisamos buscar. Contem com a Confederação para representar vocês aqui em Brasília e para lutar por vocês", enfatizou.
Boas práticas
O Município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, compartilhou uma experiência exitosa na gestão integrada de planejamento e execução de projetos e obras. O diretor de projetos da prefeitura, Antonio Carlos da Luz, destacou os trabalhos empregados pelo Município.
"De forma bem simples, nós demonstramos para a população de onde vem e para onde vai ser empregado o dinheiro. Nós temos trabalhado a gestão eficiente dos recursos próprios e também de recursos encaminhados para Jaraguá", comentou.
Para a otimização, a prefeitura padronizou um software para estabelecer a comunicação entre a secretaria responsável pela obra, com prazo para início e encerramento.
Por fim, o Município busca a fonte financeira para a obra. Dentro disso, a Confederação tem contribuído. "A plataforma da CNM, a plataforma Êxitos, tem nos ajudado muito no trabalho com esses recursos e, principalmente, para saber quais recursos estão disponíveis para podermos trabalhar", finalizou.
A Plataforma Êxitos está disponível dentro do Conteúdo Exclusivo da CNM, que pode ser acessado aqui. O VII Fórum Nacional das Transferências da União vai até o dia 30 de junho.
Por Victor Gomes
Da Agência CNM de Notícias