Notícias
04/12/2009
CNM alerta gestores sobre programa para produção sustentável
CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores quanto à importância de desenvolver na administração municipal a licitação de materiais sustentáveis. Isso porque causam uma melhoria significativa para o meio ambiente, além de proporcionar as empresas que prestam serviços ao setor público um melhor desempenho e qualidade nos materiais.
Nesta terça-feira, 1º de dezembro, durante o IV Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública, o Ministério do Meio Ambiente anunciou o lançamento do Plano Nacional de Ação para a Produção e Consumo Sustentável. O plano passará a valer em 2010 e estará disponível à consulta pública durante 45 dias.
A CNM incentiva os gestores a aderirem ao Plano de Consumo Sustentável, pois o mesmo utiliza de tecnologia e capacitação em produção limpas. A entidade destaca ainda que o incentivo ao consumo sustentável é a tendência para o futuro, pois o crescimento de um Município se dá primeiramente por unir o meio ambiente e o crescimento econômico.
A abertura do plano prevê, dentre outras iniciativas, a aplicação de diferentes instrumentos, como por exemplo, a compra de materiais sustentáveis nas licitações governamentais. Também serão incluídos pontos como a capacitação em produção limpa, fomento ao varejo sustentável, campanhas públicas, inovação e o uso de tecnologia limpa pelo setor produtivo, bem como a adoção da logística reversa.
Com informações do MMA