Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Cidades Históricas será tema de evento nacional em Pernambuco

Notícias

17/11/2014

Compartilhe esta notícia:

Cidades Históricas será tema de evento nacional em Pernambuco

Ag. CNMEntre os dias 20 e 22 de novembro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoverá o Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, em Pernambuco. O evento conta com o apoio da prefeitura de Olinda (PE) e busca debater o conhecimento de políticas públicas na área, identificar boas práticas sobre as cidades histórias no Brasil e, ainda, construir uma agenda estratégica para a área.

Gestores municipais de todo o país estão convidados a participar do evento e a inscrição é gratuita. Como a CNM vem destacando nas reuniões as quais participa, é importante que os Municípios que possuem bens culturais tombados e chancelados como patrimônio da humanidade se articulem. A partir dessa estruturação, será possível contribuir com a elaboração de políticas públicas sólidas de apoio aos entes federados.

As Cidades Históricas do Brasil contribuem positivamente com o desenvolvimento de sua região, uma vez que movimentam o turismo cultural. Porém, há desafios impostos aos gestores municipais desses Municípios reconhecidos em âmbito nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade que precisam ser debatidos.

Histórico

Durante o Fórum das Cidades Históricas do Brasil realizado em junho de 2013, a CNM, ciente do grande potencial turístico que essas cidades apresentam, articulou a criação da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e a Associação Brasileira das Cidades Históricas Turísticas (ABCHT). A proposta é que os grupos possam contribuir com o desenvolvimento desses Municípios no Brasil.

Além disso, a entidade realizou o Encontro Nacional das Cidades Históricas e Patrimônio Mundial, com a participação de gestores municipais de todo o país e de instituições voltadas às políticas públicas de Cultura e Turismo. Um dos assuntos da pauta foi o alinhamento dos dois grupos com as cidades históricas e as bases de uma agenda executiva em parceria com as instituições mencionadas.

Mais informações aqui

 


Notícias relacionadas