Home / Comunicação / Chuvas que caíram durante o mês de junho causam estragos e afetam quase 900 mil pessoas em Municípios do Sul
Notícias
01/07/2014
Chuvas que caíram durante o mês de junho causam estragos e afetam quase 900 mil pessoas em Municípios do Sul
Desde 2008 – quando foi afetado por um dos maiores desastres naturais em decorrência das chuvas, causando mortes e muita destruição em quase todo o Estado – Santa Catarina não enfrentava tantos problemas como os que assolam o Estado desde o início de junho deste ano. Nos últimos dias, inundações e deslizamentos danificaram centenas de casas e muitos trechos de estradas e rodovias que cortam o Estado. Até o momento, são 41 Municípios afetados, sendo que 18 decretaram Situação de Emergência. Apesar dos danos causados, entretanto, não há registro de óbitos decorrentes do evento adverso.
Segundo boletim da defesa civil estadual divulgado nesta terça-feira, 1.º de julho, são mais de 40 mil pessoas desalojas e ou desabrigadas. Não há ainda o registro do total de afetados, mas esse número tende a aumentar, tendo em vista que os Municípios afetados ainda estão trabalhando nas ações de resgate às vítimas. Em função desse cenário, uma equipe da defesa civil de Santa Catarina se mantém de plantão, 24 horas, para auxiliar os Municípios e atender aos chamados no Centro de Monitoramento, em Florianópolis. É nesse local que todas as informações chegam e são compiladas para que ações emergências sejam colocadas em prática.
Paraná
O Estado também vem sofrendo com as chuvas. Foram três grandes eventos adversos entre os dias 5 a 12 de junho, atingindo 155 Municípios, com mais de 824 mil pessoas afetadas. Os prejuízos já passam dos R$ 604 milhões. Entre os dias 13 e 14 de junho, as chuvas intensas afetaram mais seis Municípios e, no dia 27, outros 12 foram afetados, atingindo mais de 4.340 pessoas.
Em virtude do desastre, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil está orientando os Municípios que obtiveram reconhecimento federal de Situação de Emergência decretada pelo governo do Paraná acerca dos procedimentos referentes ao saque de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as vítimas do desastre.
Rio Grande do Sul
Mais de cinco mil pessoas estão desalojadas e duas mil desabrigadas no Estado. Municípios afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul chegaram a 62. O número de pessoas que estão fora de casa em função da chuva diminuiu. Boletim divulgado hoje aponta que 3.061 pessoas estão desalojadas, 5.238 estão desabrigadas e mais de 8.200 foram afetadas para. O número o às 18h de domingo, 29, era de 11,5 mil afetados pela chuva. Várias áreas permanecem alagadas e há risco de deslizamento de terra.
Prejuízos
A dificuldade para avaliar os estragos é grande porque está difícil acessar as propriedades. A Confederaçao Nacional de Municípios (CNM) entrou em contato com Municípios gaúchos a fim de coletar informações relevantes acerca dos danos e prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dias.
Em Centenário, ainda não se tem os valores dos prejuízos econômicos. Segundo a prefeitura, esses dados estão sendo levantados pela equipe técnica da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, porém já foram constatados danos materiais como bueiros e pontilhões arrancados pelas enxurradas e trechos de estradas vicinais alagadas, razão pela qual as aulas estão suspensas há mais de quatro dias.
O prefeito, Wilson Lukaszewski, decretou Situação de Emergência em virtude dos danos causados na agricultura e na pecuária. De acordo com o decreto, os níveis das águas dos rios e córregos, principalmente na área rural, o que acarretou fortes enxurradas, sendo que até a presente data, os dados pluviométricos apontam para uma precipitação em tomo de 485 mm, o que supera em muito as médias históricas registradas.
Já no Município de Iraí, o coordenador municipal de Defesa Civil informou que 1,2 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, 400 famílias estão desalojadas, e mais de 30 casas foram danificadas. Segundo a prefeitura, os prejuízos econômicos e financeiros ainda estão sendo levantados.
Veja mais informações nos sites da Defesa Civil Estadual do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Fotos: Pref. Centenário (RS)
Fotos: Pref. Centenário (RS)