Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Chuvas intensas devem continuar até a primeira semana de janeiro

Notícias

21/12/2011

Compartilhe esta notícia:

Chuvas intensas devem continuar até a primeira semana de janeiro

CNM

 

As chuvas continuam causando estragos por todo o Brasil. Em cidades de Minas Gerais, de outubro até o momento, 21 Municípios decretaram Situação de Emergência, e mais 49 foram atingidos. No Rio Grande do Sul dois Municípios decretaram Estado de Calamidade depois das fortes chuvas que atingiram o Estado no dia 14 de outubro.

 

Em Minas Gerais, de outubro até agora, 1.512 casas foram danificadas e 39 destruídas. No total, 22.826 pessoas foram afetadas. Segundo a assessoria da Defesa Civil de Minas Gerais, é impossível contabilizar o número de pessoas que estão desabrigadas e desalojadas, devido ao grande número de Municípios afetados.

 

No Rio Grande do Sul foram danificadas 4.214 edificações em São Jerônimo e Fazenda Vilanova e 16.535 afetadas, segundo a Defesa Civil do Estado. Em Caxias do Sul, segunda maior população, 100 famílias tiveram a produção hortigranjeira prejudicada.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), está será mais uma semana chuvosa em boa parte do país com acumulados de chuva, principalmente, em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

 

Verão

O verão começa na madrugada desta quinta-feira, 22 de dezembro, às 3h30 e será influenciado pelo fenômeno La Nina. Isso significa que as eventuais ondas de frio observadas na primavera também aparecerão no verão de 2011/2012. Além disso, todo o verão é caracterizado por chuva forte no Brasil, porém em anos de La Niña observam-se dias mais fechados e chuvosos ao invés das famosas pancadas de fim de tarde.

 

As chuvas mais freqüentes concentram-se sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Portanto, o excesso de chuva observado em Minas Gerais nos últimos dias prosseguirá ao longo dos próximos meses. Por outro lado, nas regiões Sul e Nordeste, a chuva será bem mais irregular, com risco de alguns períodos prolongados com tempo mais seco.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que as chuvas diminuam em Minas Gerais até o dia 28 de dezembro e permaneçam mais fracas até a primeira semana de janeiro quando voltam a intensificar. O volume de chuvas aumenta nesta mesma época em toda a região Sudeste, Centro-Oeste e algumas regiões do Norte.

 

Para os agricultores que esperam pelas chuvas no Rio Grande do Sul as notícias não são animadoras. Segundo o Inmet, a estiagem deve permanecer e se intensificar entre o dia 29 de dezembro e a primeira semana de janeiro. Chovendo fraco apenas nas regiões Norte, Nordeste e Leste do Estado.

 

 


Notícias relacionadas