Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Chuvas intensas causam transtornos e alagamentos em Alagoas

Notícias

09/10/2014

Compartilhe esta notícia:

Chuvas intensas causam transtornos e alagamentos em Alagoas

Defesa Civil ALComunidades ilhadas, ruas e bairros intransitáveis e alagamentos em diversos Municípios foram os resultados deixados pelas chuvas que ocorrem em Alagoas. Em apenas dois dias, choveu mais que a média para o mês inteiro. O volume de água causou alagamentos, e Caiçara, Campo Novo, Tenente Portela, Jaboticaba, Palmitinho e Pinheirinho do Vale tiveram estradas e casas danificadas pelo fenômeno. 

Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-AL), até esta quarta-feira, 8 de outubro, pelo menos 11 Municípios estavam em Estado de Alerta. A Cedec tem acompanhado a situação nos Municípios atingidos, e tranquilizou a população com a informação de que a frente fria que atinge o Estado está cessando, e acabou contribuindo para a redução das chuvas. 

Dados da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de Alagoas (Semarh) apontam que a incidência de chuvas nos últimos três dias foi maior que a esperada para o mês de outubro inteiro. Desde a semana passada, dia 3 de outubro, até terça-feira 7, choveu 180 mm, quando a previsão mensal era de 58 mm. Os ventos têm atingido uma velocidade de 34 km/h. 

Por conta do excesso de chuvas, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) emitiu um sinal de alerta para União dos Palmares, Branquinha, Murici, Rio Largo e Satuba. O centro instituído Ministério da Integração Nacional e coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), indica que novos alertas podem ser enviados de acordo com a intensidade das chuvas. O nível dos rios Paraíba e Mundaú também está sendo monitorado. 

Anormalidade
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) entrou em contato com a Defesa Civil Estadual e o órgão informou que apesar dos transtornos causados pelos alagamentos, nenhum Município decretou situação de anormalidade até o momento. Porém, os Municípios de Pilar e Marechal Deodoro foram os mais afetados, em decorrência do transbordamento da Laguna Maguaba que é a maior de Alagoas com 34 quilômetros quadrados, localizada no litoral médio do Estado. A Cedec já mobilizou uma equipe de apoio aos dois Municípios. 

Ainda segundo informações da Defesa Civil, foi registrado um caso de deslizamento em Maceió, mas não há registro de vítimas. Mesmo sem indicativo de transbordamentos dos rios, a orientação é que as pessoas residentes em áreas próximas aos rios fiquem atentas ao nível dos mesmos, e em caso de urgência saia de suas residências e avise sua coordenadoria municipal, ou ligue para o Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Cedec, por meio do telefone (82) 3315-2843, disponível 24 horas.


Notícias relacionadas