Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Chuvas do início de ano causam muitos estragos nas Regiões Sul e Sudeste

Notícias

13/01/2015

Compartilhe esta notícia:

Chuvas do início de ano causam muitos estragos nas Regiões Sul e Sudeste

Ag. BrasilApesar do tempo seco e quente em boa parte do Brasil, o ano de 2015 trouxe fortes chuvas e vendavais atingindo vários Municípios das regiões Sul e Sudeste do país. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) vem acompanhando ativamente a situação das cidades afetadas.

Os paulistas foram pegos de surpresa com as chuvas intensas do último domingo, 11 de janeiro, e desta segunda-feira, 12 janeiro. Na grande São Paulo, vários bairros registraram pontos de alagamentos, enxurradas, além da queda de dezenas de árvores. Muitas, inclusive, acabaram alcançando a rede elétrica e deixaram bairros inteiros no escuro. Estima-se que cerca de 800 mil pessoas ficaram sem luz em função do incidente.

No Rio Grande do Sul, o fenômeno tem sido igualmente preocupante. Entre o final de 2014 e início de 2015 as chuvas não têm dado trégua. Como resultado, vários Municípios gaúchos decretaram Situação de Emergência (SE). Em Porto Alegre, os estragos foram grandes. Houve muitos alagamentos, quedas de árvores, destelhamento de casas, além de avenidas e ruas danificadas.

A CNM entrou em contato com a Coordenadoria Estadual Proteção e Defesa Civil do Estado (Cedec/RS) e verificou que os seguintes Municípios gaúchos registraram grande volume de chuvas nos últimos dias: Itaqui, Santo Antônio da Patrulha, São Borja e Uruguaiana. Apesar dos estragos, nenhum desses Municípios decretou Situação de Emergência. Ao todo, 1.262 pessoas foram afetadas pelas chuvas. Dessas, 1.201 ficaram desabrigadas e 61 desalojadas.

Mais chuva

Em Santa Catarina, 12 cidades apresentaram danos ou ocorrências climáticas. Fazem parte da lista: Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Orleans, São Bento do Sul, Aurora, Ibirama, Ituporanga, Blumenau, Braço do Norte e Lauro Muller.

Em algumas cidades, como Orleans, o volume de precipitação superou os 130 milímetros. O resultado das fortes chuvas foi tão grave que o Município decretou Situação de Emergência.

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC), ao menos 200 casas e três pontes foram atingidas pelos temporais. Os Municípios do Estado ainda fazem o mapeamento das áreas para calcular os prejuízos.

 


 


Notícias relacionadas