Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Chuvas diminuem, mas situação permanece crítica para os Municípios na região Sul

Notícias

24/07/2015

Compartilhe esta notícia:

Chuvas diminuem, mas situação permanece crítica para os Municípios na região Sul

Defesa Civil (SC)As chuvas diminuíram nos Estados sulistas, porém, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que a situação permanece crítica para os Municípios afetados. No total, mais de 122 mil pessoas foram afetadas desde o início de julho. A CNM divulga novas informações acerca dos Municípios afetados.

Os níveis dos rios continuam altos e muitas casas permanecem alagadas, razão pela qual, 122.173 pessoas foram afetadas pelas chuvas do mês de julho nos três estados, Santa Catarina cerca de 20.000 pessoas foram afetadas, no Paraná, 50.496 e no Rio Grande do Sul, 51.677.

A Justiça Estadual gaúcha determinou, nesta quinta-feira, 23 de julho, a retirada de mais de 200 famílias que moram em áreas de riscos de deslizamento de terra, no Município de Novo Hamburgo (RS). O perigo é eminente e pode acarretar no soterramento de 41 casas e consequentemente vitimar muitas pessoas. A prefeitura já providenciou abrigo público aos moradores da área de risco. Segundo a defesa civil do Município, uma equipe especializada está no local avaliando a situação.

Santa Catarina
Em virtude da diminuição das chuvas, em Santa Catarina, não houve alterações em relação ao último boletim da defesa civil que foi divulgado no final desta quarta-feira, 22. A CNM lembra que até agora são 61 Municípios atingidos. Desses, 31 informaram Decreto Situação de Emergência. Diante do cenário de devastação, 02 prefeituras emitiram Decreto de Estado de Calamidade Pública, que já foram homologados pelo Governo de Santa Catarina. O reconhecimento é feito pelo Governo Federal, que até o momento não confirmou nenhum.

O número de desalojados alcançou os 3.637 catarinenses. Já os desabrigados, 98. A quantidade de residências danificadas/destruídas soma 1.418, empresas danificadas/destruídas 85. Já as instalações públicas danificadas/destruídas (incluindo escolas e unidades de saúde), totalizam 44 e infraestrutura pública danificadas/destruídas (incluindo pontes), 753.

A defesa civil do estado emitiu uma alerta de risco de deslizamentos de terra em toda a região da Grande Florianópolis, devido aos altos acumulados de chuva das últimas horas, e com a indicação da continuidade da chuva de intensidade fraca no decorrer do dia na região.

Paraná
O órgão divulgou um boletim nesta sexta-feira, 24, e o número de Municípios atingidos também aumentou de 67 para 69. Porém o número de pessoas afetadas abaixou de 51.041 para 50.496, uma pessoa morreu, e o número de pessoas desalojadas 1.291 e um total de 1.307, desabrigadas. O levantamento mostra ainda que o número de casas danificadas é de 3.985 e o total de casas destruídas aumentou de 25 para 26. Duas pessoas morreram e 42 ficaram feridas.


Notícias relacionadas