Home / Comunicação / Chuvas deixam pelo menos 17 mil desabrigados em Município amazonense
Notícias
21/03/2014
Chuvas deixam pelo menos 17 mil desabrigados em Município amazonense
O Município de Humaitá, localizado ao sul do Amazonas, tem pelo menos 17 mil desabrigados desde que as águas do Rio Madeira invadiram a cidade, no início de fevereiro. As famílias foram acolhidas em oito escolas da cidade e, estas, por sua vez, tiveram que parar de funcionar. Em função desse cenário, o ano letivo de 2014 não pôde ser iniciado nessas instituições.
De acordo com a prefeitura, os prejuízos passam de R$ 70 milhões. Treze bairros e mais de trinta ruas estão cobertos pelas águas. A Rodovia Transamazônica também está com longos trechos alagados, isolando o Município vizinho Apuí. As ligações com Porto Velho (RO), capital mais próxima, e com Manaus, a 650 quilômetros, também estão interrompidas.
Além disso, os serviços de balsa no Rio Madeira foram suspensos e todo o transporte é feito com barcos. “A cidade está parada, estamos esperando o rio baixar, mas as águas só tem subido”, lamentou o prefeito, José Cidenei Lobo. Outros 14 Municípios amazonenses sofrem com a cheia nos rios da Região.
Agência CNM, com informações do Estado de S.Paulo