Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Chuvas de granizo castigam Municípios gaúchos; CNM orienta gestores sobre pedido de socorro à União

Notícias

15/07/2016

Compartilhe esta notícia:

Chuvas de granizo castigam Municípios gaúchos; CNM orienta gestores sobre pedido de socorro à União

26012016_Granizo_PrefPortoBarreiroPRAs fortes chuvas de granizo que castigam os Municípios gaúchos desde o meio desta semana causaram mais prejuízos na manhã de quinta-feira, 14 de julho. Inundações, alagamentos, destelhamento de casas, queda de árvores e postes de energia, danos às lavouras e riscos de deslizamentos de terras foram registrados em várias cidades do Estado. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanha a situação e está à disposição dos gestores para orientações sobre como proceder com esse tipo de anormalidade.

De acordo com a Defesa Civil gaúcha, os Municípios continuam realizando levantamento dos estragos nas localidades atingidas. Até agora, as regiões norte, metropolitana de Porto Alegre , dos Vales do Rio Pardo e Taquari estão entre as mais afetadas. Os principais prejuízos foram registrados em Viamão, onde cerca de 1.500 residências registraram danos.

Em Água Santa, cidade também situada na região norte do Estado, 100 famílias foram atingidas. Já em Canela, na Serra, uma família está desalojada, devido ao risco de deslizamento da residência. Ainda não há registro de pessoas feridas ou óbitos em razão dos temporais.

Ações Emergenciais
Apesar de o evento climático de quinta–feira ter sido de menor proporção em relação ao meio de semana, mais de 2 mil residências de 7 Municípios foram danificadas. Nesse contexto, também existem relatos de entupimento de bueiros e calhas em razão do acúmulo de granizo e de entulhos. Ainda foram registrados pontos de alagamentos em várias cidades.

A CNM reitera que o Corpo de Bombeiros e a Defesa civil estadual estão nos Municípios para prestar auxilio às prefeituras, coletar dados, vistoriar os terrenos afetados e monitorar novas ocorrências. As emergências devem ser comunicadas pelo telefone 199.

Previsão para os próximos dias
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que as chuvas irão continuar até o fim desta sexta-feira, 15 de julho em todo o Rio Grande do Sul. O órgão chama atenção para a ocorrência de geadas nos próximos dias em praticamente todas regiões do estado, exceto no litoral. 

A Confederação acompanha as ocorrências e vai continuar informando a situação nos Municípios afetados pelos temporais. A CNM informa que os gestores podem entrar em contato com a entidade para esclarecimentos sobre requisições em situações de anormalidade. Nesse contexto, a entidade está disponível para orientações referentes às solicitações de recursos financeiros junto à União voltados para a execução de obras emergenciais de recuperação, reconstrução das áreas destruídas e danificadas pelas chuvas. Mais informações pelo telefone: (61) 21016659 ou pelo e-mail: defesa.civil@cnm.org.br

Veja a lista de Municípios afetados pelas chuvas de granizo no dia 14 de jullho.




Notícias relacionadas