Notícias
16/12/2015
Chuva/seca: Municípios sofrem com fenômenos climáticos
O acumulo de chuvas acompanhadas de ventos fortes na primeira quinzena de dezembro tem causado prejuízo em vários Municípios na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Nesta quarta-feira, 16 de dezembro, a Defesa Civil do Estado do Paraná, divulgou um boletim com a informação de que 23 Municípios foram afestados.
Ao todo, 23, incluindo agora o Município de Santa Lúcia. O número de afetados é de 11.231 pessoas, 230 permanecem desalojadas, 20 permanecem desabrigadas, dois óbitos e um ferido. Quanto aos danos materiais, 1.304 casas foram danificadas e 15 destruídas.
Rio Grande do Sul
No Município gaúcho de Três Palmeiras choveu em 24h 180mm, e causou prejuízo na agricultura bem como a destruição de pontes bueiros e estradas.
O nível do Rio Uruguai em Iraí nesta manhã está em 8,50m, duas residências foram atingidas pelas águas, a cota de alerta do rio é de 8m. Os Municípios de Gramado dos Loureiros, Três Palmeiras, Engenho Velho e Trindade do Sul informaram que decretarão Situação de Emergência. Os Municípios ainda estão fazendo o levantamento dos danos. Em Santo Ângelo, 35 casas foram inundadas e quatro pontes no interior foram levadas pela enxurrada.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos ocorerram nos Municípios de Curitibanos, São Miguel do Oeste, Caxambu e Maravilha, Joinville, Balneário Gaivota, Ascurra, São Carlos e Jaraguá.
Em Águas de Chapecó, houve queda de barreira na rodovia SC 283. Em Seara, o nível do rio Caçador está por transbordar na avenida beira rio. Em Saudades, o rio Saudades aumentou e 50 famílias foram retiradas preventivamente. 15 residências foram atingidas.
São Paulo
Em Marília (SP), a chuva de ontem, provocou enxurradas pelo bairro João Batista Tófoli e na Rua Lázaro Teixeira de Camargo, 1010, segundo informações dos moradores, uma criança foi arrastada para o Córrego Itambé. Mais tarde foi confirmado o óbito de uma criança de nove anos, arrastada pela enxurrada. O corpo da criança foi localizado pelo Corpo de Bombeiros na área de uma cratera com cascata de 30 metros de altura, no córrego.
Seca
Por outro lado, a estiagem prolongada continua causando transtornos nas regiões Nordeste e Sudeste. Nesta quarta-feira, os Municípios de Andaraí, Caetité, Campo Formoso, Cansanção, Gavião, Lafaiete Coutinho, Quixabeira, Retirolândia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Domingos, Tucanos e Vitória da Conquista do Estado da Bahia obtiveram o reconhecimento federal de Situação de Emergência por conta da seca.
Na região Sudeste, em Minas Gerais, os Municípios de Almenara, Araçuaí, Bandeira, Botumirim, Cachoeira de Pajeú, Chapada do Norte, Coração de Jesus, Francisco Sá, Icaraí de Minas, Itamarandiba, Jacinto, Juramento, Ladainha, Machacalis, Mirabela, Montalvânia, Padre Paraíso, Pescador, Santa Fé de Minas e Verdelândia também foram reconhecidos.
Empenho de recursos
O excesso de chuvas deste ano assolou dezenas de Municípios catarinenses, razão pela qual foi autorizado o empenho de recursos no valor R$ 296.786,67 ao Município de Modelo (SC) para execução de ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais e execução de obras de reconstrução de danos causados por enxurradas.
Acesse as Portarias aqui