Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Chuva deixa 13 Municípios de MS em estado de alerta

Notícias

09/03/2011

Compartilhe esta notícia:

Chuva deixa 13 Municípios de MS em estado de alerta

CNM


Pontes quebradas, comunidades isoladas, estradas rurais danificadas e Municípios em situação crítica, foram o rastro deixado pelas chuvas no Estado de Mato Grosso nesse feriado de carnaval. Dados da Defesa Civil revelam que mais de 60 mil pessoas foram afetadas, destes, 39 mil estão no Município de Paranaíba, que teve seu sistema de abastecimento de água danificado.

 

O Prefeito de Miranda, Neder Afonso, preocupado com a situação de seu Município, decidiu decretar emergência. “Estamos com as estradas bloqueadas e totalmente sem acesso”, diz o prefeito. Outra preocupação dele é quanto ao transporte escolar, que vai ficar parado e deixar mais de 1.500 alunos da zona rural sem aula até se normalizar a situação das estradas.

 

O problema alcança outros Municípios, pelo menos 6,7 mil alunos de sete municípios de Mato Grosso do Sul afetados pelas chuva de sete dias sem trégua devem ficar sem aulas até que estradas de acesso às zonas rurais das cidades sejam recuperadas. As prefeituras de Aquidauana, Anastácio, Coxim, Paranaíba, Dois Irmãos do Buriti, Santa Rita do Pardo e Terenos suspenderam o transporte escolar por tempo indeterminado.

 

Aquidauana, Anastácio, Coxim, e Paranaíba decretaram estado de emergência. Os Municípios de Dois Irmãos do Buriti, Rio Verde, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia também estudam a possibilidade. As outras cidades mais atingidas são: Miranda, Corumbá, Ribas do Rio Pardo e Camapuã. O nível dos rios está bastante acima do normal na região. Em Aquidauana, o rio de mesmo nome subiu de três para 10,5 metros. Ao menos 88 pessoas foram para casa de parentes e outras 60 estão em abrigos da prefeitura.

 

O Município de Coxim está em situação de emergência desde segunda-feira, 7 de fevereiro, por causa da enchente do Rio Taquari. A prefeitura estima que mais de 300 famílias estejam desabrigadas. A travessia pelas pontes do Município foi bloqueada. O exército precisou ajudar e construir uma ponte improvisada em Anastácio, pois o Município estava isolado. Há ainda queda de pontes em Palmeiras, distrito de Dois Irmãos do Buriti, e nas regiões de Rochedo e Corguinho.

 

Em Campo Grande, o prejuízo causado pelas chuvas chega a R$ 10 milhões, segundo o secretário de governo, Rodrigo Aquino. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que as chuvas devem continuar de moderadas a fortes em todo o Estado nos próximos dias.


Notícias relacionadas