Notícias
03/05/2011
Chuva continua castigando Municípios do Nordeste
CNM
No Estado de Alagoas nove Municípios já decretaram estado de emergência por conta das fortes chuvas que atingem a região nos últimos dias. Entre eles estão Jundiá, Novo Lino, São Luis de Quintunde, São Miguel dos Milagres, Campestre e Porto de Pedras. Além de Japaratingan, Jacuípe no norte do Estado e Colônia Leopoldina.
Em Jacuípe a situação é critica pois o Município está isolado. O balanço parcial da Defesa Civil aponta mais de 1000 pessoas desalojadas. O problema se agravou após a subida brusca do Rio Jacuípe e qualquer tipo de ajuda só pode chegar de helicóptero. Em Japaratinga, as águas do rio Copaoba invadiram ruas, casas e lojas do centro da cidade. Foram mais de 15 horas de chuva que deixaram 165 casas danificadas e 35 destruídas.
De acordo com o prefeito de Jacuípe, Amaro Jorge, a situação é horrível, pois está é a teceira enchente em menos de uma ano. “Perdemos várias casas, estamos transportando móveis e demais objetos das pessoas para partes altas da região. Ainda não nos recuperamos das chuvas do ano passado onde perdemos 288 casas. As enchentes ano passado começaram em junho e esse ano mais cedo,
O Município está sem água e sem energia há dois dias e foram feitas mobilizações para ajudar a população. Amaro Jorge aguarda uma reunião com o governador do Estado para ver o que pode ser feito.
Pernambuco
Municípios de Pernambuco também estão em alerta por conta das chuvas que causaram alagamentos em mais de 20 cidades. Os rios Capibaribe, Mundaú e Una estão acima dos níveis e várias pessoas estão sendo retiradas de áreas de risco.
Em Camaragibe, quatro pessoas ficaram feridas em um deslizamento, entre elas uma criança de um ano. A cidade tem 144 mil moradores e 30% dessas pessoas vivem em áreas de morro. Segundo o último boletim da Defesa Civil duas pessoas morreram. A Defesa Civil informou que ainda não é possível precisar a quantidade de famílias desabrigadas no Estado. Elas estão sendo retiradas das áreas de risco por equipes dos Bombeiros e de assistentes sociais.
Paraíba
No pequeno Município de Natuba, com 9 mil habitantes no agreste paraibano, estava ilhado nesta terça-feira, 3 de abril. O riacho transbordou e atingiu inúmeras residências. Cerca de 50 famílias estão desabrigadas e tiveram os móveis e eletrodomésticos destruídos.
Tempo
A quarta-feira permanece sem grandes alterações, pois a previsão é de mais um dia de chuvas intensas sobre a metade norte da região Nordeste. As Capitais Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Teresina seguem com alerta de temporais. Alagoas e Pernambuco seguem com acumulado de chuva significativo, enquanto o Inmet prevê que as chuvas devem continuar durante toda a semana.