Notícias
27/05/2014
Cheia do Rio Negro deixa capital do Amazonas em Situação de Emergência
O nível do Rio Negro alcançou os 29,19 metros. Por isso, causa preocupações na capital do Amazonas. A Prefeitura de Manaus decretou Situação de Emergência por conta da cheia. Famílias moradoras de áreas de risco são retiradas e recebem uma ajuda de R$ 300, o chamado aluguel social. Até que tudo se normalize, essas famílias devem se manter em locais fora de risco.
De acordo com o Decreto 2.799, publicado no Diário Oficial do Município, nesta segunda-feira, 26 de maio, a situação é anormal, caracterizada como emergencial. A previsão do Serviço Geológico do Brasil é que o nível do Rio Negro suba mais 30 centímetros.
O decreto municipal prevê ações específicas para as áreas mais afetadas pela cheia. Com a Situação de Emergência, essas ações devem ser promovidas no prazo de 180 dias. Isso somente nas áreas de Manaus comprovadamente afetadas.
Assistência
A responsabilidade do planejamento e execução do plano emergência é da Defesa Civil Municipal de Manaus, que além da contratação de pessoal por tempo determinado, como diz a lei, poderá ainda convocar voluntários para a campanha de arrecadação de recursos com o objetivo de facilitar ações de assistência.
Acesse o Decreto 2.799