Notícias
03/01/2006
Cerca de 15 mil pedidos municipais para convênios em saneamento foram feitos à Funasa
Agência CNM
Abastecimento de água potável, melhorias sanitárias e tratamento do lixo. Estas são algumas das demandas dos 15 mil pedidos de municípios à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a assinatura de convênios que possibilitem investimentos no setor de saneamento básico.
De acordo com o -executivo da instituição, Danilo Forte, a maioria dos pedidos é de cidades com menos de 30 mil habitantes e com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior a 0,5, índice que mostra a pobreza local. Ele avalia que o orçamento da Funasa ainda é pequeno para atender a demanda das prefeituras. "O Brasil tem quase seis mil municípios, em 27 estados, e nosso orçamento da Funasa ainda é curto para atender a tudo isso", disse Forte.
Está sendo aguardada a liberação do governo brasileiro de US$ 400 milhões pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para atender pelo menos parte dessa demanda. Investimentos no setor de saneamento são importantes, porque permitem o combate à proliferação de doenças e, conseqüentemente, redução de gastos com saúde.
Em dezembro, a Funasa firmou 2,2 mil convênios com 1.576 prefeituras para investimentos em saneamento. Segundo a instituição, cerca de R$ 534 milhões serão investidos nesses municípios, por meio dos acordos firmados.
Com informações da Agência Brasil