Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Cento e sessenta Municípios de Minas Gerais estão em emergência por causa da seca

Notícias

20/10/2014

Compartilhe esta notícia:

Cento e sessenta Municípios de Minas Gerais estão em emergência por causa da seca

Ag. CNMPelo menos 160 Municípios estão em Situação de Emergência (SE) em Minas Gerais por causa da seca que atinge todo Estado. Conforme dados de boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual na sexta-feira, 17 de outubro, dos 160 decretos, 115 foram reconhecidos pela Defesa Civil Estadual. Dos reconhecimentos estadual, 106 pedidos foram homologados e 25, arquivados. Outros 29 pedidos estão em análise. 

Mesmo com o cenário de estiagem prolongada, os Municípios de Caeté e Barroso ainda não constam na lista divulgada pela Defesa Civil. Também estão em alerta os Municípios de Itapecerica, no Centro-Oeste do Estado, e Viçosa, na Zona da Mata. Já a prefeitura de Formiga decretou Estado de Calamidade Pública, mas ainda não foi teve reconhecimento do Estado. As aulas da rede municipal da cidade serão interrompidas a partir desta segunda-feira, 20 de outubro, por tempo indeterminado, devido às restrições ao uso de água. A prefeitura também proibiu a lavação de carros e instituiu racionamento em todos os bairros, em dias alternados. 

A previsão é que este outubro termine como um dos meses mais secos da história de Minas Gerais. Segundo meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em novembro e dezembro deve chover dentro da média histórica em Minas, 227 mm e 339 mm, respectivamente, mas isso não será suficiente para reverter a situação deixada pela estiagem. 

Da Agência CNM, com informações do O Tempo


Notícias relacionadas