Notícias
02/09/2011
Campo Grande recebe a primeira audiência do Plano de Resíduos Sólidos
CNM
Uma série de encontros nas diversas regiões do país vai tratar de questões que envolvem o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. A primeira delas está prevista para os dias 13 e 14 de setembro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que o encontro vai ocorrer
A abertura será às 8h30, e segue até as 14h com a apresentação de grupos temáticos que devem debater assuntos como resíduos sólidos urbanos e catadores; Resíduos Serviços de Saúde e Resíduos de Portos, Aeroportos e Terminais Rodoviários. Outros temas como Resíduos Industriais; minerais; agrosilvopastoris e da construção civil também vão entrar na pauta.
No sul, o encontro será em Curitiba nos dias 4 e 5 de outubro. Na região Nordeste, a audiência será na capital Recife nos dias 10 e 11 de outubro, e no Norte, em Belém, dias 18 e 19 de outubro. A audiência Nacional está marcada para os dias 30 de novembro e 1.º de dezembro em Brasília.
A CNM acompanha e orienta os Municípios brasileiros que precisam construir seus planos municipais de resíduos sólidos e procura alertar os gestores quanto aos prazos. De acordo com a lei que instituiu o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010, as prefeituras que não apresentarem o projeto até 2012 ficarão impedidas de receber recurso da União para a área. O objetivo é extinguir todos os lixões e implantar o sistema de coleta seletiva em 100% do território nacional até 2014.