Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Campanha Mares Limpos propõe ações nas praias durante esta semana

Notícias

17/09/2018

Compartilhe esta notícia:

Campanha Mares Limpos propõe ações nas praias durante esta semana

17092018 campanha mares limpos onu portal ODSDurante esta semana, a Campanha Mares Limpos será promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU). A iniciativa faz parte do mês internacional dos mutirões de limpeza de praia, que propõe sensibilizar indivíduos, governos e empresas para necessidade conter o avanço da poluição nos oceanos, especialmente o lixo plástico. As ações devem ser promovidas, por voluntários, nas praias brasileiras, durante a próxima semana.

Nos sete dias de ação, voluntários de todas as partes do mundo devem ir às praias e corpos d’água coletar o lixo descartado incorretamente pelos usuários desses locais ou por descargas originadas por outras fontes. Além das praias, a intervenção também pode ocorre em outros lugares, como rios, mangues, dunas e ilhas. A campanha espera atrair a atenção da mídia e da sociedade brasileira para o problema, além de agregar parceiros e voluntários para a causa.

A Agência das Nações Unidas elaborou um manual para orientar sobre como deve ocorrer a campanha e como realizar a intervenção, a coleta e a destinação dos resíduos durante a semana. Dentre as recomendações estão: a utilização de baldes ou sacolas retornáveis, no lugar de sacos plásticos; a catalogação dos materiais recolhidos para análises futuras; e o estabelecimento de parcerias com cooperativas de catadores de materiais recicláveis, para garantir a destinação correta dos materiais recicláveis.

Incentivo
O problema da poluição dos ecossistemas aquáticos brasileiros tem ganhado espaço no debate público, e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva os gestores municipais a priorizarem o tema. A entidade trabalhou para que a municipalização das praias se tornasse uma realidade, e divulgou nota técnica com orientações aos gestores, inclusive sobre a permissão para realização de eventos esportivos e culturais, e para instalação de quiosques.

Com a campanha, a Confederação a recomenda que os municipalistas, principalmente das cidades litorâneas, promovam a iniciativa e envolva a população local, os influenciadores digitais e a mídia regional. A área de Meio Ambiente e Saneamento da CNM menciona a extensão da Zona Costeira do Brasil, que se estende por mais de 8.500 km, porção terrestre, abrangendo 17 Estados e mais de 400 Municípios, conforme dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Leia também: Lixo nos Mares: Confederação incentiva gestores locais a pautarem a problemática

Prefeituras assumem a gestão das praias e registram os benefícios da medida

 

Por: Raquel Montalvão
Foto: Portal ODS
Da: Agência CNM de Notícias, com informações da ONU


Notícias relacionadas