Notícias
30/07/2012
Caminhões pipa precisam ir mais longe para encontrar água para 680 Municípios
A seca que atinge o Nordeste desde o início do ano causou escassez nos reservatórios de água de 680 Municípios. Os carros pipas que abastecem esses locais tiveram que aumentar seus trajetos em mais de 50 km para encontrar água em novas fontes e cerca de 200 Municípios precisaram criar novas rotas. Segundo o Comando Militar do Nordeste são 3.719 carros-pipa no Nordeste e Norte de Minas Gerais, beneficiando três milhões de pessoas.
A União reconheceu Situação de Emergência em 1.220 Municípios. Em Pernambuco, onde 117 dos 185 Municípios estão em Situação de Emergência, 22 de 100 reservatórios monitorados estão desativados, e 36 estão com menos de 50% da capacidade de armazenagem.
No Ceará, 178 dos 184 Municípios estão em Situação de Emergência, com 93 deles atendidos pelo Exército. O governo estadual deve passar a atender, nas próximas semanas, mais 77. Reservatórios menores secaram ou estão sem condições de uso.
Em Alagoas, 22 grandes reservatórios estão em média com 30% da capacidade, e a água de barragens menores está imprópria para consumo. O governo diz que vai captar água do rio São Francisco. No Estado, 186 carros-pipa servem 936 localidades.
Previsão
A seca no Nordeste continua nos próximos meses e a estação chuvosa no semi-árido deve acontecer somente em fevereiro de 2013, afirma Luiz Cavalvanti do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Ele ainda afirma que podem ocorrer algumas chuvas, mas que não devem resolver o problema da estiagem “Para acumular água nos açudes e resolver o problema da seca seria preciso chover de dois a três meses seguidos”, explica.
Nos próximos quatro dias a previsão da Defesa Civil é de baixa umidade do ar, podendo chegar a 20% no Triângulo Mineiro, Oeste, Centro e Noroeste de MG, GO, DF, grande parte de MT, Centro-sul do PA, TO, Centro-sul do MA e do PI, Oeste do PE, Sul do CE e no Oeste da BA.