
Notícias
04/11/2015
Câmara aprova requisitos mínimos para a criação de estâncias turísticas
A proposição que define requisitos mínimos para a criação de estâncias turísticas, hidrominerais, climáticas, balneárias e turístico-religiosas foi aprovada pelo Plenário da Câmara dos Deputados. A medida prevista no Projeto de Lei 1.058/2015, em regime de urgência, recebeu aprovação da Casa dia 29 de outubro. Antes da deliberação, o tema foi debatido durante seminário.
O texto de autoria do deputado João Goulart (PSD-SP) recebeu apoio do presidente da Comissão de Turismo, deputado Alex Manente (PPS-SP). De acordo com o PL, será considerada estância turística, o Município que possuir atrativos de natureza histórica, artística ou religiosa, além de recursos naturais e paisagísticos.
Agora, a nova classificação de cidades com potencial para se tornarem estâncias também leva em consideração infraestrutura básica de abastecimento de água potável e sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário e gestão de resíduos sólidos.
A área técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores municipais sobre a aprovação, uma vez que a medida pode auxiliar no desenvolvimento turístico do Município. A divulgação e a promoção da atividade turística geram economia, emprego e renda. A matéria chegou ao Senado Federal nesta quarta-feira, 4 de novembro, na forma do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 147/2015. Agora, espera-se a indicação de relator na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo.
Veja o PL aqui
Leia também: Aprovados em comissão requisitos para criação de estâncias turísticas
Agência CNM, com informações da Agência Câmara
Notícias relacionadas


