Notícias
14/04/2014
Brigadistas serão contratados para a prevenção e combate a queimadas no país
A portaria 4/2014 define que mais de 1,5 mil brigadistas serão contratados para a prevenção e combate a queimadas no país. O texto, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira, 11 de abril, e define como deverão ser formadas e onde serão instaladas as equipes. As brigadas serão formadas pelo Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo).
A previsão é que as equipes comecem a atuar em maio e permaneçam em operação durante seis meses. Ainda que não haja riscos de incêndios, os brigadistas se concentrarão em atividades de prevenção, como a construção de aceiros - desbaste de um terreno em volta de matas para impedir propagação de incêndios - nas unidades de conservação.
As equipes serão formadas em pontos estratégicos em 18 Estados nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Os locais e o número de profissionais necessários para cada área foram escolhidos com base em estudos técnicos do Ibama. O total de integrantes para cada equipe varia de 15 a 44 brigadistas. A quantidade é definida de acordo com a necessidade da área em questão.
Veja aqui a Portaria.
Da Agência CNM, com informações do MMA