Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Brasil tem quase 194 milhões de habitantes

Notícias

31/08/2012

Compartilhe esta notícia:

Brasil tem quase 194 milhões de habitantes

Elza Fiuza/ABrO Diário Oficial da União (DOU) divulgou nesta sexta-feira, 31 de agosto, a estimativa da população para Estados e Municípios. De acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 193.946.886 habitantes. Os dados foram calculados para 1º de julho de 2012. Segundo a projeção, a população cresceu 1,57 milhão, em relação a julho de 2011.

Para o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, os dados são importantes para os Municípios, pois são usados para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos do governo federal. “Os números servem de parâmetro para a repartição de recursos das políticas públicas e para a distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPE e FPM), que é a nossa maior preocupação no momento”, destaca o presidente.

A CNM prepara um levantamento para analisar o impacto do crescimento populacional nos repasses do FPM.

Agência CNMOs mais populosos do ranking
De acordo com o ranking, São Paulo é o Estado mais populoso, com quase 42 milhões de habitantes, ou 21,60% da população do País. O Município de São Paulo continua sendo a cidade mais populosa do Brasil com aproximadamente 11,4 milhões de pessoas. O Estado também tem um dos Municípios com menor número de habitantes, Borá em São Paulo tem 807 pessoas.

O segundo Estado mais populoso é Minas Gerais, com 19.855.332 habitantes. O Rio de Janeiro está em terceiro lugar entre os Estados mais habitados, com 16.231.365 pessoas. Seguido da Bahia com 14,1 milhões, o Rio Grande do Sul 10,7 milhões, o Paraná 10,5 milhões, Pernambuco 8,9 milhões e o Pará 7,7 milhões.

O Estado menos populoso do País é Roraima, com 469.524 habitantes. O Amapá, com 698.602 e o Acre, com 758.786 habitantes, todos na região Norte, formam a trinca de unidades menos populosas e reúnem 1% dos habitantes do País.

Mudanças na contagem
Conforme resolução do IBGE, a forma de fazer a projeção do tamanho da população no próximo ano será modificada. “Deverá incorporar novas informações relacionadas à dinâmica demográfica local e incluir procedimentos metodológicos alternativos, como aqueles que fazem uso de variáveis econômicas, sociais e demográficas em nível municipal”, diz o texto.

Em 2013, o chamado Sistema de Projeções da População do Brasil, será atualizado com as informações do Censo Demográfico 2010, das pesquisas por amostragem mais recentes (Pnad), bem como dos registros administrativos de cadastros públicos referentes ao ano de 2010.


Notícias relacionadas