Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Prefeitos aprovam moção pró-transgênicos

Notícias

11/03/2003

Compartilhe esta notícia:

Prefeitos aprovam moção pró-transgênicos

Manuel Carlos Montenegro

Agência CNM

Prefeitos reunidos na VI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios aprovaram posição favorável aos alimentos geneticamente modificados, conhecidos como transgênicos. O documento intitulado “Posição dos Municípios do Brasil no que refere-se ao cultivo de soja geneticamente modificada para resistência ao herbicida glifosate”, foi aprovado por um grupo de aproximadamente 200 prefeitos, nesta quarta-feira (12), no painel temático de agricultura e desenvolvimento agrário.

Os prefeitos alegam que o plantio da soja transgênica é menos prejudicial ao meio ambiente e não provocam danos à saúde humana. “Com o plantio tradicional, temos de despejar toneladas de agrotóxicos no solo”, afirmou o prefeito de São Miguel das Missões (RS), Mário Augusto Ribas, que propôs a moção. Os defensores dos transgênicos citam um relatório do Conselho de Nuffield (o equivalente a um conselho de bioética da Inglaterra) favorável ao cultivo dos transgênicos.

Segundo os prefeitos pró-transgênicos, a economia é outro aspecto que favorece o uso de sementes geneticamente modificadas. O Brasil importaria US$ 4 bilhões em agrotóxicos, indispensáveis ao plantio convencional. “Isso é renda que vai para fora do País, não gera empregos nem renda”, disse o prefeito gaúcho. Além disso, plantando a soja transgênica, os agricultores economizam cerca de 20% da produção, dizem os prefeitos.

Os prefeitos aproveitaram a presença no evento do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e do secretário-executivo do ministério da Agricultura, José Amauri Dimarsio, para dar peso político ao pleito. Na hora da aprovação, no entanto, Rossetto já havia deixado o auditório por causa de outro compromisso. Mais tarde, alguns desses prefeitos levaram faixas e protestaram em frente ao Congresso Nacional, onde foram recebidos em solenidade especial pela vice-presidência da Câmara e do Senado.

 

Na Carta da Marcha a Brasília, documento que reúne as principais reivindicações dos prefeitos, o tema transgênico não foi abordado.


Notícias relacionadas