Notícias
26/08/2021
Bate-papo da CNM debate desafios da política habitacional e interfaces com a Assistência Social
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove nesta sexta-feira, 27 de agosto, edição do Bate-papo que vai debater as Conexões e Desafios da Política Habitacional e suas Interfaces com a Assistência Social nos Municípios de pequeno porte. A transmissão pode ser acompanhada a partir das 10h no canal da TV Portal CNM no YouTube na página da entidade no Facebook.
O tema é uma demanda da gestão local, uma vez que a temática habitacional em mais de 89% dos Municípios de pequeno porte está alocada nas secretarias de Assistência Social. São esses profissionais que, via de regra, têm recebido as demandas de normativos de regularização fundiária, enquadramento para as famílias em programas habitacionais e atualização de planos locais de habitação.
A analista técnica de Planejamento Territorial e Habitação da Confederação, Karla França, vai esclarecer as principais dúvidas relacionadas aos programas habitacionais e os limites de atuação de profissionais para procedimentos relativos à regularização fundiária urbana e vai mostrar um diagnóstico das capacidades institucionais dos pequenos Municípios relacionados à habitação.
Convidado da transmissão, o técnico de pesquisa e planejamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Cleandro Krause, vai abordar os desafios de diagnosticar a precariedade habitacional nos Municípios de pequeno porte. Também apresenta dados inéditos de uma pesquisa realizada pelo órgão em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
O Bate-papo terá ainda a participação da consultora da Assistência Social da CNM, Rosângela Ribeiro. Ela vai abordar as interfaces da Assistência Social e Habitação em relação ao uso de recursos da política de Assistência para a Habitação.
Da Agência CNM de Notícias