Notícias
03/12/2007
Banco Alemão revela programa de créditos de carbono para a Amazônia
Agência CNM
Artigo publicado na edição de 26 de novembro do jornal Financial Times divulga que o banco alemão Rabobank, maior fornecedor de serviços financeiros para o setor agrícola, lançará um programa de créditos de carbono que incentivará o replantio de florestas ilegalmente desmatadas na região amazônica do Xingu.
Os organizadores esperam que o esquema se torne um marco para a conservação da Amazônia. No programa piloto, que começará no mês que vem, o Rabobank irá fornecer R$ 150 mil para oito fazendeiros de soja e criadores de gado na região do Xingu no estado do Mato Grosso. O programa dará prioridade a áreas que são protegidas pela legislação, como margens de rios desmatadas.
Os créditos gerados pelos projetos poderão ser posteriormente vendidos a empresas e instituições por preços geralmente inferiores aos dos créditos gerados por projetos creditados sob as regras do Protocolo de Kyoto. O reflorestamento e a conservação florestal têm recebido amplo apoio de vários players do mercado e a sua inclusão em um provável acordo pós-Kyoto será discutida na reunião de Bali, que inicia semana que vem na Indonésia.
Com informações Envolverde/Carbono Brasil