Notícias
11/07/2011
Baixa umidade relativa do ar faz seis Estados ficarem em alerta
CNM
Nesta época do ano, a baixa umidade relativa do ar se torna um fator preocupante para grande parte do país. Para esta segunda-feira, 11 de julho, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um alerta considerado estado de atenção em seis Estados e no Distrito Federal.
Além do DF, em Goiás, Mato Grosso, São Paulo, parte de Minas Gerais, no Tocantins e em Mato Grosso do Sul a secura promete castigar nos próximos dias. Nesses Estados, segundo o Inmet, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%, nível considerado preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Pelos padrões da organização, entre 20% e 30% é considerado estado de atenção, de 12% a 20%, alerta, e inferior a 12% é alerta máximo.
Os maiores incômodos provocados pela baixa umidade do ar nesta época do ano são garganta seca, ardência nos olhos e problemas respiratórios. Neste domingo, 10 de julho, por exemplo, no DF, a umidade foi registrada em aproximadamente 26%.
A Seca e as Queimadas
É também neste período seco do ano que ocorrem, em maior número, os casos de queimada na vegetação. Campanhas de conscientização para não se queimar lixo ou jogar cigarros na vegetação são intensificadas. Em 2010, o DF registrou 240 focos de incêndio em apenas um mês de seca.
Agência CNM, com informações da Agência Brasil