Notícias
16/08/2011
Baixa umidade deixa Municípios em mais de 11 estados em alerta
CNM
Os Municípios de 11 Estados brasileiros estão em alerta por conta da baixa umidade causada pela falta de chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a umidade do ar deve continuar baixa nos próximos dias, podendo ficar em menos de 20% nas horas mais quentes. Os Estados de Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Distrito Federal e parte de São Paulo são os casos mais sérios, onde a umidade pode chegar a 15%. Pelos padrões internacionais, o alerta é emitido quando a umidade é inferior a 30%.
A umidade relativa do ar chegou a 10%, ontem, 15 de agosto, em Brasília e foi considerada a mais baixa desde 2004. Por precaução, a Defesa Civil emitiu orientações para a população, que incluem fazer refeições leves e evitar exposições ao sol. De forma semelhante, há determinações dos governos de São Paulo, de Goiás e de Mato Grosso do Sul.
Altas temperaturas devem ser registradas em Cuiabá com 39ºC, e em Palmas pode chegar a 37ºC. Também há previsão de baixa umidade relativa do ar no sul do Pará e do Maranhão, na região central do Piauí, e no centro e no oeste da Bahia.
As queimadas também são problemas constantes nesta época de seca. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 237 focos de queimadas em todo o país. A maioria está concentrada nas regiões Norte e Centro-Oeste. Na maior parte dessas regiões, o risco de queimadas é considerado alto ou crítico.