Notícias
05/06/2014
Bahia promove 2.ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil
Nos dias 3 e 4 de junho, cerca de 700 pessoas se reuniram em Salvador para a 2ª Conferência Estadual da Bahia (CEPDC). O encontro, que tem como objetivo debater propostas sobre Proteção e Defesa Civil, reuniu 249 cidades baianas.
Ao longo dos últimos meses, vem sendo realizadas diversas etapas por todo o país e as conferências estão divididas em: municipais, intermunicipais, estaduais, distrital, livres, virtuais e a etapa nacional. No Estado baiano ocorreram 15 etapas intermunicipais e 22 municipais promovidas de novembro de 2013 a março de 2014.
Como resultado do evento, a 2ª CEPDC elegeu 40 propostas e 100 representantes para a etapa nacional, marcada para novembro de 2014, na capital federal. A previsão é que 1,8 mil pessoas participem da conferência, dentre delegados, agentes de Defesa Civil, representantes da comunidade científica e dos conselhos profissionais e de políticas públicas.
A 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil é um novo processo de mobilização e consulta que promove a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil. Espera-se com a conferência definir princípios e diretrizes para a área, criando condições para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) conforme estabelece a Lei 12.608/12.
Posição CNM
Os Municípios sofrem grandes impactos na ocorrência de desastres naturais. Deste modo, a CNM está acompanhando de perto todas as etapas realizadas no país e debatidas na 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, com o objetivo de monitorar e cobrar do governo ações que visam amenizar ou até mesmo sanar os efeitos danosos provocados por desastres naturais.
Mais informações sobre a conferência aqui