Notícias
09/10/2014
Aviso meteorológico prevê chuva com trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento em Municípios do RS
Um aviso meteorológico foi emitido nesta quinta-feira, 9 de outubro, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o documento a condição meteorológica para esta sexta-feira, 10, é favorável à ocorrência de chuva moderada a forte com trovoadas e possibilidade de queda de granizo, além da possibilidade de rajadas de vento entre 60 km/h e 90 Km/h em áreas isoladas do sul do Rio Grande do Sul.
Os Municípios gaúchos que podem ser atingidos são: Pelotas; Rio Grande; Canguçu; São Lourenço do Sul; Caçapava do Sul; Santa Vitória do Palmar; Jaguarão; São José do Norte; Encruzilhada do Sul; Capão de Leão; Arroio Grande; Pinheiro Machado; Candiota; Santa da Boa Vista; Pedro Osório; Cristal; Herval; Amaral Ferrador; Cerrito; Uruguaiana; Bagé; Santana do Livramento; Alegrete; São Borja; São Gabriel; Rosário do Sul; Dom Pedrito; Itaqui; Quaraí; São Francisco de Assis; Lavras do Sul; Manoel Viana; Hulha Negra; Maçambara; Aceguá; Barra do Quaraí; Garruchos e Santa Margarida do Sul.
Nestes casos as Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil sempre recomendam algumas ações básicas preventivas quando ocorre uma chuva de granizo:
- abrigar-se da chuva torrencial que poderá acompanhar ao granizo e causar inundações;
- não abrigar-se debaixo de árvores, pois há riscos de quedas;
- não abrigar-se em frágeis coberturas metálicas;
- não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes.
- evite engarrafamentos em ruas e avenidas que foram afetadas pela chuva de granizo.
Granizo
De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Sul, granizo é precipitação sólida de grânulos de gelo, transparentes ou translúcidos, de forma esférica ou irregular, raramente cônica, de diâmetro igualou superior a 5 milímetros.
O granizo é formado nas nuvens do tipo cumulonimbus, as quais se desenvolvem verticalmente, podendo atingir alturas de até 1.600 metros. Em seu interior ocorrem intensas correntes ascendentes e descendentes. As gotas de chuva provenientes do vapor condensado no interior dessas nuvens, ao ascenderem sob o efeito das correntes verticais, congelam-se ao atingirem as regiões mais elevadas.
O granizo, também conhecido por saraivada, é a precipitação de pedras de gelo, normalmente de forma esferóide, com diâmetro igual ou superior a 5 milímetros, transparentes ou translúcidas, que se formam no interior de nuvens do tipo cumulonimbus. Podem subdividir-se em dois tipos principais:
- gotas de chuvas congeladas ou flocos de neve quase inteiramente fundidos e recongelados;
- grânulos de neve envolvidos por uma camada delgada de gelo.
Danos
O granizo causa grandes prejuízos à agricultura. No Brasil, as culturas de frutas de clima temperado, como maçã, pêra, pêssego, kiwi, e a fumicultura são as mais vulneráveis ao granizo.
Dentre os danos materiais provocados pela saraivada, os mais importantes correspondem à destruição de telhados, especialmente quando construídos com telhas de amianto ou de barro e aos fruticultores.
Poderão ainda ocorrer: congestionamentos no trânsito devido ao acúmulo de gelo nas ruas, queda de árvores, destelhamentos, perda de lavoura, alagamentos, danos às redes elétricas, amassamento de latarias de veículos e quebra de vidros de veículos.
Veja aqui o Aviso Meteorológico do INMET