Notícias
25/01/2012
Aumenta para 800 o total de Municípios com mapeamento geológico
Aumentou de 250 para 800 o número de Municípios que serão incluídos no mapeamento geológico previsto para estar concluído até o final de 2014. Todos teriam áreas com risco de desastres naturais. Até o final deste ano, a expectativa é mapear 400 municípios. A informação é do secretário de Políticas e Programas de Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre. A Petrobrás vai construir uma rede temática de pesquisa focada em desastres naturais.
Em relação aos centros de Monitoramento e Controle de Desastres anunciados para os Estados de Santa Catarina e São Paulo, o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana antecipa que ambos serão instalados a partir desta quinta-feira, 26 de janeiro. Os que estão em funcionamento no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo serão mantidos por tempo indeterminado.
O mapeamento dos Municípios com áreas de risco terá o trabalho de identificação acelerado por geólogos da Petrobras e de universidades federais. Profissionais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), também vão participar do leantamento.
As medidas foram definidas em reunião nesta quarta-feira, 25 de janeiro, com a participação de representantes dos ministérios da Integração Nacional e da Ciência e Tecnologia, Petrobras, Agência Nacional de Águas (ANA) e de universidades
Agência CNM, com informações da Agência Brasil