Notícias
04/09/2009
Auditoria ambiental em Rondônia destaca importância do tema
CNM
Na segunda-feira, 31 de agosto, o Departamento de Controle Ambiental (DCA) do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) deu início ao trabalho de auditoria ambiental em cinco Municípios do Estado. Durante uma semana, auditores percorrem os Municípios avaliando como o tema Meio Ambiente é tratado pelos Municípios rondonienses.
Escolhidos por sorteio, eles serão fiscalizados em áreas como o manejo dos resíduos hospitalares, industriais e domésticos no Município. O funcionamento de empresas potencialmente poluidoras como frigoríficos, laticínios e postos de gasolina, por exemplo, também é verificado.
Além destes itens, a equipe de auditores faz uma pesquisa de satisfação com a população local para avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pela prefeitura em distribuição de água, rede de esgoto e coleta de lixo. Como tem um foco dinâmico, o resultado da inspeção é entregue ao prefeito, no máximo, uma semana após o término da auditoria.
Alvorada do Oeste (RO)
A 338 quilômetros da capital Porto Velho, Alvorada do Oeste foi um dos sorteados para a auditoria. “Com essa parceria com o Tribunal de Contas, saberemos quais são as principais ações que o Municípios deve tomar na questão ambiental”, afirma o prefeito de Alvorada do Oeste e presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Laerte Gomes.
Segundo o prefeito, o resultado da auditoria será importante para que o Município dedique mais importância ao tema Meio Ambiente. Ele explica que há na prefeitura o projeto de uma Reforma Administrativa no Município para criar uma Secretaria Ambiental. “A Secretaria Ambiental será importante para trabalharmos em parceria com a Secretaria de Agricultura. Além de aumentar a nossa produção, preservaremos a Natureza”, afirma Laerte.
I Cúpula Amazônica de Governos Locais
Outro ponto importante, destacou Laerte, para auxiliar os gestores de Rondônia com mecanismos de controle ambiental aliados ao desenvolvimento econômico dos Municípios, é a I Cúpula Amazônica de Governos Locais. Organizada pela CNM em parceria com a Associação Amazonense de Municípios (AAM) e a prefeitura de Manaus, o encontro acontece de 7 a 10 de outubro, na capital do Amazonas.
“Temos muito para aprender sobre Meio Ambiente e a cúpula será uma excelente oportunidade. Dezenas de prefeitos de Rondônia estarão presentes no evento promovido pela CNM”, afirma Laerte.
Ainda de acordo com o presidente da Arom, é essencial que os gestores estejam atentos aos novos assuntos relacionados à preservação do Meio Ambiente. “Nós somos os grandes responsáveis pela formulação de políticas públicas neste País. Precisamos conhecer a fundo este assunto”, acrescenta.
Em nome da Arom, Laerte conta com a participação de todos os gestores municipais de Rondônia e região na cúpula. “O encontro será muito importante para aprimorarmos a questão ambiental em nosso Estado. Precisamos marcar presença”, convida.
Confira aqui a entrevista com o prefeito