Notícias
27/02/2019
Aroldi e prefeitos pedem liberação de recursos para Habitação em reunião no MDR
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem atuado incessantemente junto ao governo federal para ressaltar a importância do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), sobretudo os Municípios que possuem projetos do programa. Nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, o presidente da entidade, Glademir Aroldi, deputados, e uma comitiva de prefeitos do Rio Grande do Sul e de São Paulo, de deputados federais e representantes de senadores estiveram no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em busca de liberação de recursos para a iniciar a execução de obras do PMCMV na modalidade entidades.
Alguns Municípios gaúchos e paulistas tiveram projetos aprovados pela Caixa Econômica Federal (CEF) e agora aguardam o repasse dos recursos do MDR para a instituição financeira. A comitiva municipalista foi recebida pelo Secretário Nacional de Habitação do MDR, Celso Matsuda. Na ocasião, ele colocou como prioridade a demanda dos prefeitos presentes na reunião.
Matsuda ainda destacou que atualmente o MDR, apenas está aportando recursos nas obras em andamento, destacou as dificuldades do MDR em aportar recursos em novas obras, o que tem inviabilizando novas contratações pelo programa para o atendimento da população de baixa renda.
Por fim, destacou, que o prazo para o andamento de alguns projetos dos Municípios que participaram da reunião encerra no dia 31 de março. No entanto, diante da mobilização municipalista, o Secretário assegurou que nenhum dos Municípios que já tenham projetos aprovados na modalidade Entidades não será prejudicado.
O presidente da CNM ainda reforçou a importância do PMCMV e lembrou que o volume de obras paralisadas é gigantesco. “São R$ 116 bilhões de obras de infraestrutura paralisadas no país. Temos crédito com o governo federal de R$ 33 bilhões, sendo que 80% são fruto de emendas. Temos que também tratar dessa questão porque o país não pode parar”, ressaltou Aroldi.
Por: Allan Oliveira