Notícias
26/05/2022
Apresentação em congresso internacional destaca Movimento Mulheres Municipalistas
O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) ganhou destaque em apresentação ocorrida no Congresso Latinoamericano “La Incorporación de la Perspectiva de Género al Régimen y a las Actividades del Sector Público Local” , dia 25 de maio, em Santiago de Compostela, na Espanha. Os bolsistas da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a partir de convênio com o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), participaram do evento.
O pós-doutorando Guilherme Estima Giacobbo apresentou o trabalho “Minirreforma eleitoral, paridade de gênero e financiamento de campanha” com menção a Emenda Constitucional 117/2022 e os efeitos dela nas candidaturas femininas. Já a doutoranda Betieli da Rosa Sauzem Machado tratou “O empoderamento local e social das mulheres: o enfrentamento da pandemia nos municípios administrados por gestoras” com destaque para o MMM, fundado por Dalva Christofoletti e Tânia Ziulkoski.
Além de dar voz e visibilidade às mulheres, o movimento foi criado com objetivo de incentivar a participação feminina na política e de enfrentar a desigualdade de gênero em cargos de liderança. A atuação do MMM ganhou novo patamar com o resultado de uma pesquisa feita para verificar o real cenário do enfrentamento ao Covid-19 em todas as regiões do país. Ficou provado que as prefeitas se saíram melhor na gestão de enfrentamento da pandemia, e isso contribui para a expansão da autonomia, empoderamento - social e local - e cidadania das mulheres.
O evento teve a presidência de Antonio Javier Ferreira e do professor Giuseppe Piperata, a coordenação do professor Marcos Almeida Cerreda e, como integrante do Comitê Científico, o professor Ricardo Hermany. Além disso, contou com a presença de professores e alunos da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidade de Roma Tre (Itália), Universidade de Corunha (Espanha), Universidade do Minho (Portugal), Universidade de Santa Cruz do Sul (Brasil), Universidad Pontificia de Lima (Peru), Universidad del Externado (Colômbia), Universidad de Vigo (Espanha), Universidad de Trento (Italia), Universidad de Jaén (Espanha), Universidad de Cádiz (Espanha), Universidad de Piura (Peru), Universidad IUAV (Venecia - Itália) Universidad de Palermo (Itália) Universidad de Ferrara (Itália) e Instituto Politécnico do Càvado e do Ave (Portugal).