Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Após alguns anos pleiteando, CNM volta a representar Municípios no Conaprev

Notícias

24/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Após alguns anos pleiteando, CNM volta a representar Municípios no Conaprev

Ag CNMA Confederação Nacional de Munícipios (CNM) conseguiu, novamente, assento no Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência (Conaprev) para representar os governos municipais nas tomadas de decisões e nas discussões do colegiado. Foram mais de três anos pleiteando nova vaga no conselho, e a conquista foi obtida durante a 63ª Reunião Ordinária do Conselho, ocorrida nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24 de agosto, em Vitória (ES).

Os consultores da CNM e especialistas em Previdência, Sérgio Aureliano e Otoni Guimarães, participaram do encontro ordinário da nacional, ocorrido dias 23 e 24 de agosto de 2018, em Vitória (ES). E o retorno da Confederação ao colegiado foi aprovado por unanimidade pelos integrantes do Conselho. No entanto, Aureliano calcula que a entidade só participará, de fato, dos debates a partir de 2019.

“Foi uma grande conquista, mas como as reuniões são trimestrais e ata desta reunião, com a inclusão da CNM, precisa ser registrada, a atuação dos representantes dos Municípios só deve ocorrer efetivamente no ano que vem”, explica Aureliano. Ele conta ainda que, mesmo sem ser integrante do Conaprev, a Confederação sempre participou das reuniões ordinárias do Conselho, e por solicitação também contribuiu com o texto que alterou a Portaria 403/2008.

A normativa do Ministério da Previdência Social (MPS) trata das normas aplicáveis às avaliações e reavaliações atuariais dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A portaria define os parâmetros para o chamado cálculo atuarial, e as modificações promovidas nela também foram discutidas durante essa reunião do Conselho.

Histórico
O Conaprev foi criado em 2001, com o objetivo de contribuir com o processo de reforma da Previdência de 2003, principalmente na discussão técnica das mudanças implementadas pela Reforma. Dentre as funções do colegiado destaca-se ainda a formulação de resoluções, como a que versa sobre Compensação Previdenciária, além de proporcionar troca de informações e o aumento do conhecimento sobre a questão previdenciária. O Conaprev também serve de espaço de articulação entre essas diferentes instâncias e para contribuir à superação dos problemas decorrentes da implementação dos RPPS.

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas

carregando