Notícias
30/10/2015
Apesar dos esforços, países não conseguem reduzir emissão de gases poluentes
Para evitar o aquecimento global, diversos países ao redor do globo se comprometeram a reduzir a emissão de gases poluentes. Apesar dos esforços, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nesta sexta-feira, 30 de outubro, que as medidas são insuficientes para evitar a alta temperatura global.
O alerta foi feito pela secretária-geral da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC, da sigla em inglês), Christiana Figueres, em evento na cidade de Berlim. Na ocasião, ela apresentou o resumo dos planos nacionais de 146 países para combater o aquecimento do planeta.
A meta inicial era de que as temperaturas não subissem mais do que dois graus Celsius. Mas a secretária-geral reforçou, mesmo que todos esses países sigam fielmente as medidas que aprovaram, a elevação das temperaturas atingirá os 2,7 graus Celsius. Isso significa que os esforços ainda não são o suficiente. "É uma boa notícia, um passo muito bom e notável na direção correta para travar a alta das temperaturas e trazê-la para a linha de defesa dos dois graus, mas ainda é insuficiente", reconheceu.
Alerta global
Christina também explicou que, se a comunidade internacional não agir em conjunto e determinadamente os efeitos poderão ser ainda mais graves. Estimativas feitas recentemente pela Agência Internacional da Energia (AIE) revelam que as temperaturas médias globais poderão subir entre quatro a cinco graus Celsius até 2100. Esse aumento pode provocar o derretimento das calotas polares e, ainda, o aumento do nível os oceanos.
Agência CNM, com informações da Agência Brasil