Notícias
08/04/2020
AMA orienta gestores a apoiar população no pedido do auxílio emergencial
Várias prefeituras alagoanas já estão disponibilizando servidores para auxiliar as pessoas com dificuldade de acesso à internet e às plataformas digitais diante da necessidade do preenchimento de cadastro para o auxílio emergencial do governo federal - o coronavoucher. Atendendo a todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar aglomerações, o objetivo é garantir que um maior número de pessoas com perfil para solicitação do Auxílio Emergencial possa ter acesso a ajuda de R$ 600,00.
A presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Pauline Pereira, já adotou a medida no Município em que é prefeita, Campo Alegre, e orienta aos demais gestores seguirem as recomendações dentro das possibilidades de cada um. Ela acrescenta que este serviço deve ser organizado por distribuição de fichas, com locais, datas e horários determinados. Segundo Pauline, a iniciativa permite o cadastramento mais fácil para pessoas que não têm habilidades na informática ou acesso fácil a internet e também vai contribuir que o dinheiro circule dentro do Município.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que, como informado pelo secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Sérgio Queiroz, no programa Roda de Conhecimento desta terça-feira, 7 de abril, é preciso evitar que a população busque postos físicos sem necessidade. Por isso, a gestão local também deve ajudar a divulgar os canais oficiais pela internet para requisitar o auxílio, o telefone 111 da Caixa para tirar dúvidas e o atendimento presencial em lotéricas e agências da Caixa para os que não tiverem acesso à internet. Além disso, vale ressaltar que - para alguns grupos - o acesso será concedido automaticamente.
A proposta de disponibilizar servidores municipais para ajudar os cidadãos pode facilitar o procedimento e o acesso ao auxílio, além de evitar erros e idas desnecessárias aos bancos, mas é preciso reforçar as medidas sanitárias e de segurança - como não permitir aglomerações, manter distância entre as pessoas, marcando no chão os lugares da fila, e avisar a população sobre os procedimentos pela rádio local ou carro de som. A entidade reconhece que o gestor deve adaptar as orientações a sua realidade.
Confira as orientações da AMA-AL. A imagem que acompanha a matéria serve como card para divulgação nas redes sociais das prefeituras:
PLANO OPERACIONAL - AUXÍLIO EMERGENCIAL
Pontos de atendimento
SEDE
Local de atendimento 01
Local de atendimento 02
POVOADO 01
Local de atendimento 01
Local de atendimento 01
POVOADO 02
Local de atendimento 01
...
Recursos materiais
5 computadores em cada unidade de atendimento
Acesso à internet nos computadores
Wifi livre nas unidades de atendimento
30 cadeiras em cada unidade de atendimento
5 birôs/mesas em cada unidade
2 pessoas na organização da fila
Planilha nominal com pessoas inscritas no cadastro único em cada computador de atendimento
Recursos Humanos
Guarda municipal (caso tenha)
Plantão – Auxílio emergencial
Escalar, para cada dia e turno (manhã, tarde, noite) e por local de atendimento, funcionários para atendimento e para coordenação
Documentos necessários para solicitação do auxílio emergencial
RG do titular
CPF do titular
Conta bancária do titular
Telefone celular do titular (número e dispositivo em mãos)
CPF dos integrantes da família que residam na mesma casa
Data de nascimento dos integrantes da família que residam na mesma casa
Informe da ação
A Prefeitura Municipal de XXXXXXX irá disponibilizar servidores para auxiliar as pessoas com dificuldade de acesso à internet e às plataformas digitais e que tenham perfil para solicitação do Auxílio Emergencial, a partir desta colocar dia da semana, dia X de abril, estendendo-se até a dia da semana, dia X de abril. É importante pontuar que, para seguir as recomendações sobre evitar aglomerações, este serviço será organizado por DISTRIBUIÇÃO DE FICHAS DIÁRIAS.
Além disso, esses atendimentos se realizarão conforme pontos descritos abaixo, nos seguintes horários: 8 às 12h, 13 às 17h e das 18 às 21h.
Descrever locais
Da Agência de Notícias da AMA e Agência CNM de Notícias