Notícias
20/09/2017
Alternativas para medir os ODS são debatidas em encontro; CNM aborda tema em Diálogo Municipalista
A Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) defendeu na Assembleia Geral da Onu, realizada em Nova York, na quarta-feira, 19 de setembro, o desenvolvimento de mecanismos de governança de dados estatísticos oficiais e não oficiais para a medição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) defende a participação de todos os envolvidos nesse processo.
A entidade lista alguns exemplos de ações que possam ser adotadas. Entre eles, a ampliação do uso de ferramentas para a medição dos ODS e a utilização de dados nacionais como banco de dados dos governos locais. A Confederação ainda orienta a adoção de dados e ferramentas georreferenciadas para monitoramento e realinhamento das metas locais: a agenda de 2030.
Nesse sentido, a CNM entende que é fundamental o trabalho da Cepal para que o fomento e a utilização de novas tecnologias e a criação de alianças com setores privados, uma vez que a realidade dos dados, a desagregação e temporalidade para geração de informação, conhecimento e monitoramento são desafios na escala local.
Diálogo Municipalista
A CNM possui uma parceria em andamento que tem como objetivo conscientizar e fortalecer a atuação dos Municípios brasileiros para o alcance dos ODS. Nos dias 4 e 5 de outubro a entidade vai promover o Diálogo Municipalista na cidade de Natal. Na oportunidade, a CNM vai trazer um debate sobre o tema Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Do local ao Global.
Acesse o site do evento para conhecer a programação do Diálogo Municipalista e confirmar a sua participação. Confira a apresentação em espanhol da Cepal. Mais informações como as ações da CNM e materiais publicados podem ser conferidas aqui.