Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Agência Nacional de Águas publica portaria que proíbe captação de água para irrigação

Notícias

22/06/2015

Compartilhe esta notícia:

Agência Nacional de Águas publica portaria que proíbe captação de água para irrigação

22062015_irrigacaoEm razão da crise hídrica, a partir do próximo mês será proibido o recolhimento de água no trecho do Rio Piancó, a jusante do Açude Curema, e no Rio Piranhas-Açu, na área compreendida entre a confluência com o Rio Piancó e o Açude Armando Ribeiro Gonçalves. Na sexta-feira, 19 de junho, a Agência Nacional de Águas (ANA) publicou a Resolução n° 640, que proíbe a partir do dia 1º de julho a captação de água para irrigação nessas regiões.

A medida visa priorizar a destinação da água ao consumo humano e a dessedentação animal. Entretanto, deve prejudicar produtores rurais de aproximadamente 130 Municípios da região da bacia hidrográfica da Piancó-Piranhas-Açu, que compreende os Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Segundo a ANA, existem 1.500 áreas produtivas irrigadas na região diretamente impactadas por essa proibição.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que a capacidade de abastecimento dos reservatórios da região nordeste está em apenas 25%. No vale do São Francisco, os reservatórios de Xingó e Sobradinho tiveram suas vazões reduzidas para garantir um maior acúmulo de água. Apesar disso, a CNM lembra que a condição hídrica não se restringe a essa Bacia, mas ocorre também no vale do Jaguaribe, no vale do Jaíba, no vale do Paraíba do Sul e em outras regiões.


Notícias relacionadas