Notícias
20/01/2014
Acre: mais 90 dias de Situação de Emergência por causa da intensa imigração
O Governo do Acre prorrogou a Situação de Emergência no Estado por causa da quantidade de imigrantes que entram no Brasil pelos Municípios de Brasiléia e Epitaciolândia. O Decreto Estadual 6.502/2013 foi estendido por mais 90 dias. De acordo com o governo, é preciso ajuda humanitária há milhares de haitianos e senegaleses que cruzam a fronteira diariamente.
Esta situação ocorre há quatro anos. Mas, a preocupação por parte das prefeituras e posteriormente do Estado se agravou no início do ano passado. A ajuda ao governo federal foi solicitada e reforçada por meio da prorrogação do decreto. Nesta terça-feira, 21 de janeiro, haverá uma reunião interministerial para buscar solução ao problema.
Segundo o Governo acreano, eles enfrentam “sérias dificuldades quanto ao apoio humanitário e logístico (recepção, acolhimento e desligamento), na situação vivenciada na tríplice fronteira (Brasil, Peru e Bolívia), e que extrapolam completamente a normalidade da execução de políticas públicas estaduais”. Com os estrangeiros, podem entrar ou agravar no país doenças como dengue e malária.