Notícias
14/06/2005
Acordo proporciona construção de 2.500 casas para indígenas em sete municípios do Mato Groso do Sul
Agência CNM
A parceria entre o governo federal, estadual e municipal para amenizar a divida contraída com os indígenas no Brasil entregará, por meio do Programa de Subsidio à Habitação Indígena, 2.500 casas para os índios do Mato Grosso do Sul, sendo que 770 estão em obras e 270 prontas.
Cada casa recebe subsídio de aproximadamente R$ 6 mil do Ministério das Cidades e os governos locais aplicam o restante. As moradias finalizadas serão entregues aos moradores de 17 aldeias, nos municípios Aquidauana, Anastácio, Amambaí, Porto Murtinho, Japorã e Paranhos, além de Miranda. "Tão importante quanto a entrega das primeiras casas aos indígenas é o fato
de que aqui se celebra um ato que qualifica o pacto federativo", afirmou o ministro Olívio Dutra, nesta segunda-feira, 13, durante a inauguração das casas para comunidades indígenas, em Miranda (MS).
Além disso, há destinação de recursos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) para a construção de módulos sanitários, com chuveiro, vaso sanitário, pia, tanque e fossa séptica. Já a mobilização e organização junto às comunidades é feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai).