Notícias
28/07/2016
Acordo de Paris foi pauta de debate entre representantes do governo e secretários estaduais
Discutir as mudanças climáticas e como alcançar, de maneira integrada, os compromissos assumidos no âmbito do Acordo de Paris sobre Mudança do Clima e da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Esse foi o objetivo de reunião ocorrida no Palácio do Itamaraty, com os secretários estaduais de Meio Ambiente, nesta quarta-feira, 28 de julho.
O Acordo de Paris foi ratificado pelas 195 partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e pela União Europeia, durante a 21.ª Conferência das Partes (COP21). Uma das metas do documento é manter o aquecimento global abaixo de 2ºC, além de limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Os ministros do Meio Ambiente das Relações Exteriores, Sarney Filho e José Serra, participaram da reunião. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, ao ratificar o Acordo de Paris, o Brasil terá que reduzir 37% das emissões em 2025 e 43% em 2030, ambas com relação a 2005. As iniciativas apresentadas na contribuição nacional brasileira – como o fim do desmatamento ilegal até 2030 – constituem compromissos voluntários que requerem a execução de diversas políticas públicas e a estreita coordenação entre o governo federal e os governos estaduais.
Participação
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a implementação das medidas do compromisso político necessita requer a participação dos governos locais. A entidade ressalta que as lideranças municipais mostram que estão cada vez mais aptas a essa tarefa com o comprometimento em implementar soluções inovadoras. Essas iniciativas não apenas ajudam a amenizar as mudanças climáticas, mas também fazem das cidades lugares melhores para investir, trabalhar e viver. Nesse sentido, a entidade entende que os Municípios são essenciais para a concretização dos compromissos firmados na COP21.