Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Ações voltadas à preservação de acervos documentais de interesse nacional podem constar no Memória do Mundo

Notícias

07/04/2015

Compartilhe esta notícia:

Ações voltadas à preservação de acervos documentais de interesse nacional podem constar no Memória do Mundo

Divulgação

Os Municípios com ações voltadas à preservação e difusão de acervos documentais de interesse nacional podem apresentá-las para registro no Memória do Mundo da Unesco 2015 – Memory of the World (MOW). Até o dia 31 de julho, documentos textuais, audiovisuais ou cartográficos podem ser enviados para avaliação do Comitê Nacional do Programa MOW Brasil, e possível nominação no registro.

O projeto desenvolvido pelo Ministério da Cultura (Minc) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) propõe selecionar os documentos – de natureza arquivística ou bibliográfica - com relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira. Para isso, o comitê levará em consideração o impacto e o significado do documento para a história e a cultura do país.

Além de realizar registro com certificado, o programa facilita o acesso e preservação desse tipo de patrimônio. Poderão ser aprovadas até dez candidaturas, e as escolhidas serão conhecidas até 13 de outubro. A iniciativa não prevê transferência de recursos financeiros, é apenas um compromisso com a preservação e segurança dos patrimônios documentais reconhecidos pelo programa.

Mais informações ou dúvidas pelo email memoriadomundo@arquivonacional.gov.br ou pelo (21) 2179-1290/2179-1346. Os candidatos devem enviar formulário em versão digital para o email candidaturamowbrasil@arquivonacional.gov.br.

Veja o edital aqui

Agência CNM, com informações do MinC


Notícias relacionadas