Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Aberta consulta pública para contribuições a anteprojeto de lei que regulamenta substâncias químicas

Notícias

01/07/2016

Compartilhe esta notícia:

Aberta consulta pública para contribuições a anteprojeto de lei que regulamenta substâncias químicas

01072016_substanciasquimicas_MMAUma consulta pública foi aberta para que qualquer pessoa possa contribuir na elaboração da versão preliminar de um projeto de lei que cria um marco regulatório geral de substâncias químicas. As contribuições devem ser encaminhadas ao Ministério do Meio Ambiente até o dia 14 de agosto, por meio de formulário eletrônico.

Atualmente, as substâncias químicas são controladas de forma isolada e divididas em categorias como medicamento, produtos saneantes, agrotóxico, cosméticos, etc.

De acordo com a pasta, estima-se que um universo aproximado de 10 a 15 mil substâncias são colocadas no mercado nacional (produzidas e importadas) e utilizadas sem nenhum tipo de acompanhamento ou controle sistemático do poder público, lacuna que esse anteprojeto de Lei visa sanar.

Alerta CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que as substâncias químicas devem ser acompanhadas de maneira criteriosa, pois apesar de em seu conhecimento e manuseio estar baseado praticamente todo o progresso da ciência no mundo inteiro, sua manipulação de forma insegura e a lacuna no seu controle podem proporcionar desastres igualmente grandiosos.

Acesse aqui o formulário para participação da consulta.


Agência CNM com informações do Ministério do Meio Ambiente

Notícias relacionadas