Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Aberta a seleção de propostas para pesquisas sobre mudanças climáticas

Notícias

20/10/2015

Compartilhe esta notícia:

Aberta a seleção de propostas para pesquisas sobre mudanças climáticas

EBCOs pesquisadores interessados em participar da seleção de projetos de pesquisa sobre mudanças climáticas podem inscrever propostas até dia 12 de novembro. A Agência Nacional de Águas (ANA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançaram o edital Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos, durante este mês de outubro. Para participar, as proposições devem atender as normas do edital. 

O objetivo do edital é apoiar a pesquisa científica e tecnológica em mudanças climáticas e de usos da terra e seus impactos sobre os recursos hídricos. A área temática específica contemplada será a de Desenvolvimento de Modelos Global e Regional do Sistema Terrestre e Geração de Cenários de Mudanças Climáticas e de Usos da Terra Voltados ao Fornecimento de Projeções de Alterações de Comportamentos Hidrológicos

Público
O edital é voltado a pesquisadores de instituições de ensino superior (IES) ou instituições de pesquisa brasileiras, públicas e privadas sem fins lucrativos, que possuam programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela Capes com áreas de concentração ou linhas de pesquisa nas áreas de Mudanças Climáticas e Hidrologia. 

Além do edital, a ANA também publicou no Diário Oficial da União (DOU), uma o aviso de chamada pública para seleção de propostas para apoio financeiro a projetos de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação relacionados a mudanças climáticas. Os interessados podem enviar suas iniciativas até 23 de novembro, Os projetos deverão gerar conhecimentos sobre: impactos das mudanças climáticas sobre os sistemas naturais e humanos; medidas para adaptação com ênfase em recursos hídricos e seus usos; estoques e fluxos de carbono no solo e na vegetação no Brasil; e modelos matemáticos atmosféricos e hidrológicos em escala local e regional. 

Veja o edital aqui e a chama pública aqui


Notícias relacionadas