Home / Comunicação / A chuva dos últimos dias causa estragos no Rio Grande do Sul e em Pernambuco
Notícias
27/06/2014
A chuva dos últimos dias causa estragos no Rio Grande do Sul e em Pernambuco
Cerca de 30 Municípios registraram pontos de alagamentos no Rio Grande do Sul desde o dia 25 de junho. Segundo a Defesa Civil do Estado, até as 7h desta sexta-feira, 27 de junho, 245 pessoas estavam desabrigadas e 1.348 desalojadas. Em dois dias, choveu mais que a média para o mês inteiro. Já no Nordeste, a Defesa Civil do Recife registrou 140 mm de chuva nas últimas doze horas. O índice pluviométrico corresponde à média histórica de 11 dias de chuva para o período.
No Rio Grande do Sul, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil está acompanhando as cidades atingidas pela chuva intensa, com acumulados significativos na região norte do Estado. O coordenador da regional de Santo Ângelo, sargento Lauro Brito Lopes, responsável pela região noroeste do Estado, acompanha a situação de Caiçara, Campo Novo, Tenente Portela, Jaboticaba, Palmitinho e Pinheirinho do Vale, que tiveram estradas e casas atingidas pela forte chuva.
O interior do Município de Unistalda, nas localidades Rincão dos Pavanelo, Rincão de Nazaré, Cantina Vermelha e Itu Mirim, foram atingidos por vendaval seguido de granizo, na noite da quarta-feira, 25 de junho. A região teve mais de 20 residências atingidas e 400 famílias estão sem luz. Mesmo com os altos índices pluviométricos nenhum Município até o momento encaminhou a solicitação de homologação da decretação de Situação de Emergência para o Estado.
Pernambuco
Nas últimas 12 horas, a Defesa Civil do Recife registrou o índice pluviométrico de 140 mm, o que corresponde à média histórica de 11 dias de chuva para o período. Até às 18h de hoje, a Central de Atendimento recebeu 283 ocorrências, entre deslizamentos de terra, transbordamento de canais, solicitações de vistorias técnicas e de reposição de lonas plásticas. Cerca de 1.200 profissionais da Prefeitura do Recife estão envolvidos nas ações para minimizar os transtornos causados pela chuva.
Até as 18h desta quinta-feira, 26 de junho, foram registrados 89 deslizamentos de terra sem feridos em localidades como Vasco da Gama, Dois Unidos, Linha do Tiro, Jordão, Ibura, Várzea, Dois Irmãos e Córrego do Jenipapo. No total, 15 famílias foram encaminhadas para casas de parentes, não sendo nenhuma removida para abrigos municipais.