Notícias
04/08/2004
Ziulkoski elogia organização de agricultores familiares em cooperativas
Nilo Dias
Agência CNM
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, classificou como importante a decisão dos agricultores familiares de se organizarem em associações ou cooperativas, “o que vai garantir maior poder de barganha na compra de insumos, com maior poder de escala na venda dos produtos, agregando valor aos mesmos e por conseguinte aumento da receita da renda familiar”.
Representantes de 500 cooperativas de todo o país participaram do Encontro Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária realizado em Brasília de 27 a 29 de julho. O evento, que reuniu mais de 300 delegados representantes de cooperativas de crédito, produção, comercialização e consumo, resultou na criação da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). O manifesto de criação da organização foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dia após o encerramento do encontro.
A entidade foi criada para fortalecer a união entre as cooperativas de agricultura familiar de todo o Brasil, com o objetivo de propor políticas públicas de desenvolvimento para o setor. A Unicafes será constituída oficialmente em abril de 2005 em Congresso a ser realizado com o envolvimento de todos os segmentos da agricultura familiar.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que apoiou o evento, deve lançar ainda este mês, o Programa de Fomento ao Cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Coopensol). Este ano, o programa deve contar com recursos da ordem de R$ 12 milhões, sendo que R$ 8 milhões vão ser investidos ns construção de sedes e pontos de atendimentos e apoio logístico para as cooperativas.