Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Ziulkoski é homenageado em evento municipalista latino-americano

Notícias

31/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Ziulkoski é homenageado em evento municipalista latino-americano

31082018 FlacmaNesta sexta-feira, 31 de agosto, durante a XII Cumbre Hemisférica de Alcaldes y Gobiernos Locales (Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais, em português), o ex-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, foi homenageado pela atuação em favor do movimento municipalista brasileiro e latino-americano.

A homenagem foi conduzida pelo presidente do Congresso de Intendentes do Uruguai, Sergio Botana, logo após uma sessão plenária descentralização e governos locais, onde Ziulkoski compartilhou como a CNM organizou as Marchas ao longo dos anos para avançar na descentralização no Brasil. Ele afirmou: "Tem que haver ação política e a CNM agiu para isso. Temos que trabalhar nessa linha para verdadeiramente implementar a descentralização".

Botana destacou que, do centro-oeste do Rio Grande do Sul, no Município de Mariana Pimentel, uma cidade com pouco mais de três mil e poucos habitantes, saiu “o homem que organizou todos os Municípios do Brasil, os 5567 Municípios brasileiros para reivindicar os seus direitos. Dalí saiu e ali segue vivendo esse enorme municipalista da américa, que representa o sentimento dos cidadãos médios do Brasil”, contou.

Lembrando a trajetória de Ziulkoski, Sergio Botana destacou fatos como a primeira Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, em 1998, onde as lideranças municipalistas brasileiras foram recebidas com cachorros e cassetetes porque temiam o movimento que vinha das bases. “Hoje, se reúnem 8 mil municipalistas para receber o presidente da República e os ministros. Antes, o governo central não recebia. Agora pede para estar”, relembrou. “Eu não sei se existe outro municipalista na América com esta dimensão. Nós só conhecemos esse. Obrigado [Paulo] por, num país de dimensões continentais, ter organizado todo o desenvolvimento com base nos Municípios, cuidando da natureza de cada rincão do Brasil, e cuidando de cada pessoa do Brasil. Essa experiencia vale para todos nós”, concluiu Botana.

Paulo Ziulkoski agradeceu a homenagem dividindo-a com a esposa Tânia Ziulkoski. “Durante 21 anos, ela ficou em Porto Alegre praticamente sozinha, enquanto eu viajava pelo Brasil e pelo mundo. Hoje, ela ajuda a organizar as mulheres no Brasil”, disse. “Essa homenagem é de todos os municipalistas. Eu apenas simbolizo a todos que estão aqui, a todos que lutaram, a todos que já se foram. Agradeço muito as palavras bondosas do Botana. A nossa luta a vida inteira é pelo municipalismo, que simboliza o cidadão. O trabalho que nós desenvolvemos no Brasil rendeu infinitos frutos para melhorar um pouquinho a saúde e a educação do Brasil. Eu quero dividir essa homenagem com todos”, concluiu o ex-presidente da CNM.

A Cúpula Hemisférica é organizada pela Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma).

SAIBA MAIS
Municípios brasileiros recebem prêmio internacional em encontro da Flacma

Por: Luiz Philipe Leite
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas